Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

Odisseu e o cavalo de Troia

"Há muito tempo,vivia na Grécia uma rainha de inigualável beleza.Seu nome era Helena,e o Rei Menelau,seu esposo a  amava muito.
 Um dia,o belo príncipe Páris, da cidade de Troia,apaixonou-se por Helena e decidiu rapta-la.Dito e feito.
Indignado,o rei Menelau convocou o corajoso Odisseu para liderar um grande exército com a missão de resgatar a rainha.
 Foram 9 anos de batalhas em vão:os gregos não conseguiam dominar o inimigo.Quando,desanimados os soldados já queriam voltar pra casa, Odisseu elaborou um novo plano para invadir Troia e apresentou-o  para seus companheiros.
 O plano era o seguinte: construir um colossal cavalo de madeira sobre rodas,oco,no qual haveria espaço para acomodar inúmeros soldados. Odisseu contava com a curiosidade dos troianos: o corajoso e astuto guerreiro imaginou que os inimigos levariam o cavalo para dentro da cidade de Troia sem saber que no interior do gigantesco animal estariam escondidos os 50 melhores soldados gregos.
 Apesar de ser um plano arriscado,os soldados começaram a construir o cavalo,que em poucos dias ficou pronto.
  Numa noite sem luar,os soldados,empurraram o cavalo, com Odisseu e os 50 melhores homens dentro,até os portões de Troia. Durante essa noite se mantiveram no mais absoluto silêncio dentro do cavalo.
  Amanheceu.
 Ao despertar, os troianos viram que os gregos haviam desaparecido e depararam com um imenso e enigmático cavalo de madeira.
.
 Pensaram,então ,que seus inimigos haviam desistido de capturar a rainha Helena e partido.Quanto ao cavalo,alguns imaginaram que seria um presente a cidade;outros,porém,imaginaram que poderia ser uma armadilha...
 Dentro do cavalo todos estavam tensos.De repente,sentiram que o cavalo se movia...Para onde os levavam?O que acontecia com eles?
 Em dado momento o cavalo parou e os gregos ficaram ainda mais calados.Mas logo começaram a ouvir música: eram cantos e tambores celebrando a vitória dos troianos sobre os gregos.Estavam,portanto dentro de Troia,o plano tinha dado certo.
  As horas foram passando,o barulho fora pouco a pouco diminuindo até que tudo ficou em silêncio.Por uma fresta do cavalo,Odisseu espiou ao redor e viu vários troianos adormecidos pelo chão.
Era o momento de agir.
  Pé ante pé,Odisseu e seus soldados desceram do cavalo e sorrateiramente dirigiram-se aos portões da cidade,dos quais removeram as enormes trancas.Ao fazer isso,centenas de guerreiros gregos,que aguardavam do lado de fora,puderam invadir a cidade de Troia .
 A luta foi intensa,mas os troianos,pegos de surpresa, foram vencidos: Troia foi conquistada e a rainha       Helena, resgatada e levada de volta para a Grécia.
 E dessa aventura, por sua coragem e astúcia , Odisseu saiu consagrado como um grande herói grego."

A GUERRA DE TROIA NO CINEMA.

Esta história é bem legal, não?
O cinema também contou  a história da guerra de Troia .Na foto,cena de Troia,em que aparecem Helena (interpretada pela atriz Diane Kruger) e Páris (interpretado pelo ator Orlando Bloom).Filmedirigido por Wolfgang Petersen,em 2004.


SERÁ QUE A GUERRA DE TROIA REALMENTE ACONTECEU?

Você leu a lenda da guerra de Troia conforme era contada há mais de 2 mil anos atrás.Mas será que essa guerra realmente aconteceu?Leia o texto a seguir.

Durante muito tempo,ninguém sabia ao certo se a guerra de Troia ou mesmo a cidade de Troia  tinham de fato existido.
Alguns pensavam que se tratava da imaginação do poeta Homero.
Mas, há cerca de 140 anos , um rico comerciante alemão e arqueólogo amador,Heinrich Schliemann,encontrou na região restos daquela 
velha cidade.Ele dedicou-se então á busca pelas ruínas da lendária Troia.
Ruínas na Turquia região em que provavelmente   
localizava-se a cidade de Troia.

Em Hissarlik, atual Turquia, próximo ao mar Egeu, encontrou as de uma antiga cidade em cujas escavações foram encontrados  vestígios de ocupação do local em 8 diferentes e sucessivos períodos.
Os arqueólogos chamaram a mais antiga ruína de Troia 1, e assim sucessivamente até Troia 8.Os indícios que Troia 6 foi destruída por um incêndio causado intencionalmente por invasores em 1000 a.C. sugerem que Troia 6 seja a descrita obra de Homero.



IMAGENS DO CAVALO DE TROIA

Réplica do cavalo de Troia, construída
na Turquia (a cidade de Troia teria existido 
numa área que hoje faz parte deste país.
Cena do filme Troia,dirigido por Wolfgang
Petersen,2004, em quase mostra o cavalo 
famoso.
Fonte: Língua Portuguesa ,1ª edição,1ª impressão,São Paulo, 2012.Editora Ática.

3 comentários: